Agência France-Presse
postado em 17/03/2014 19:54
Washington - A agência internacional de classificação financeira Moody;s reduziu a nota da dívida soberana da Argentina, nesta segunda-feira, que passou de "B3" para "Caa1", devido à queda das reservas internacionais e a uma inconsistente "política" econômica.A nova classificação mantém os bônus da Argentina entre os de caráter especulativo, embora considere que o país apresente agora um "risco aumentado de não cumprir suas obrigações de dívida em moeda estrangeira", informou a Moody;s em um comunicado.
A Argentina está a apenas duas posições da pior nota existente na escala da Moody;s, a "C" , concedida aos países à beira do default.
A agência declarou que a decisão de degradar a nota dos bônus do governo da Argentina foi adotada por dois fatores.
Primeiro, por "uma significativa queda das reservas oficiais, que baixaram de um teto de US$ 52,7 bilhões em 2011 para US$ 27,5 bilhões, aumentando o risco de que a Argentina não cumpra suas obrigações de dívida em moeda estrangeira", explicou a Moddy;s.
Em segundo lugar, por "um entorno de políticas inconsistentes que aumentam a possibilidade de que as reservas oficiais continuem sob pressão este ano e no próximo", acrescentou.