Economia

Governo britânico apresenta último orçamento antes das eleições de 2015

Uma coalizão de conservadores e liberais anunciou uma revisão para cima das projeções de crescimento para 2014 e 2015: 2,7% e 2,3%, respectivamente, 0,3% e 0,1% acima das estimativas iniciais

Agência France-Presse
postado em 19/03/2014 12:44
Londres - O governo britânico apresentou nesta quarta-feira (19/3) os orçamentos do Estado, os últimos antes das eleições de 2015, que contemplam reduções pontuais de impostos e mantêm o limite às ajudas sociais, em um momento de crescimento da economia. O governo do primeiro-ministro David Cameron, uma coalizão de conservadores e liberais, apresentou as contas ao Parlamento e anunciou uma revisão para cima das projeções de crescimento para 2014 e 2015: 2,7% e 2,3%, respectivamente, 0,3% e 0,1% acima das estimativas iniciais.

"A recuperação econômica continua e é mais rápida que o previsto", disse o ministro da Economia britânico, George Osborne. "Estamos crescendo mais rápido que a Alemanha, mai rápido que o Japão, mais que os Estados Unidos. Não há uma grande economia que cresça mais rápido que a Grã-Bretanha atualmente", completou Osborne.

Os novos dados incluem uma revisão do déficit orçamentário pelo Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR), que elabora as previsões oficiais de maneira independente. Assim, o Reino Unido poderia registrar superávit no ano fiscal 2018/19, segundo Osborne, antes de alertar que "a tarefa está longe de acabar". Também disse que é necessário manter restrições aos gastos para obter o saneamento das contas.



"Temos que reparar o telhado enquanto o sol brilha", disse Osborne. O governo divulgou ainda os dados sobre o desemprego, que também favorecem o Executivo. O desemprego afetava 2,33 milhões de pessoas no trimestre encerrado em janeiro, 63 mil a menos que no período anterior. A austeridade, bandeira dos conservadores, é comprovada pelo limite de 119 bilhões de libras em gastos sociais para o período 2015-2016 - excluindo pensões e o desemprego -, um teto que será ajustado à inflação.

Ao mesmo tempo, o governo anunciou um aumento do que poderá ser deduzido a título de cuidado com os filhos e novos estímulos à poupança, afetada pelas historicamente reduzidass taxas de juros do Banco da Inglaterra, de 0,5%. "A mensagem deste orçamento é: você gastou, você economizou, este governo está do seu lado", sentenciou Osborne.

Para responder à inquietação dos pubs, o ministro anunciou a redução de um penny do imppsto sobre o pint (meio litro) de cerveja: "pubs salvs, empregos criados, um pence a menos por pint pelo segundo ano consecutivo". Osborne também advertiu que a crise na Ucrânia pode afetar a produção britânica.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação