Agência France-Presse
postado em 26/03/2014 11:24
Nova York - A montadora japonesa Nissan anunciou nesta quarta-feira (26/3) um recall de quase um milhão de veículos na América do Norte por um problema de software que colocava em risco o funcionamento dos airbags. Os modelos afetados, incluindo a nova geração do sedã Altima, foram fabricados entre 2013 e 2014, segundo um comunicado enviado à Agência Americana de Segurança Rodoviária (NHTSA).
Nestes veículos, o software de ativação dos airbags "pode incorretamente determinar que o assento do passageiro está vazio, quando está ocupado por um adulto", advertiu a Nissan, que não informou sobre acidentes com os carros. Se o software não detecta a presença de um adulto na cadeira do acompanhante, o airbag pode não ser acionado em caso de acidente, o que aumentaria o risco de lesões graves.
O recall ocorre no momento em que a principal montadora americana, General Motors, está sendo investigada pelas autoridades por um recall de 1,6 milhão de carros na América do Norte por um problema nas chaves de contato, vinculado a 30 acidentes que deixaram 12 mortos.