postado em 01/04/2014 06:01
Limitações no uso de milhagens, taxas cobradas após reservas com o uso de milhas, contratos abusivos e falta de informação quando há alterações nas regras dos programas de fidelidade. Essas práticas usadas pelas companhias Gol e TAM levaram a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) a entrar na Justiça contra as aéreas. Milhares de consumidores reclamaram que sofrem, frequentemente, com alterações nas regras dos programas Smiles (Gol) e Multiplus (TAM).A Proteste pediu, nas duas ações, a revisão dos contratos por falta de clareza e de informação aos usuários. ;Os contratos têm várias cláusulas abusivas que permitem essas alterações. São medidas que infringem o Código de Defesa do Consumidor;, ressaltou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês. Um exemplo apontado pela associação é a prática das empresas em aumentar o número de pontos necessários para a emissão de bilhetes, sem antes comunicar o consumidor.
O presidente da TAM, Marco Bologna, garantiu ao Correio que ;cumpre com as determinações do Código de Defesa do Consumidor e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); e que a empresa vai se posicionar ;assim que tomar conhecimento, precisamente, sobre do que se trata a ação;.
Em nota, a assessoria de imprensa do programa de fidelidade Smile informou que ;não realizou nenhuma modificação nas regras do programa; e que a cobrança dos R$ 30 pela reserva de bilhetes passou a valer em 26 de março e ;beneficia 9,7 milhões de clientes;. A empresa disse, ainda, que não recebeu qualquer notificação oficial sobre a ação da Proteste e que, por isso, ;não tem como se pronunciar; sobre o assunto.
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