postado em 09/04/2014 08:43
A produção dos países ricos será determinante para o crescimento e recuperação mundial, segundo o relatório Panorama Econômico Global, divulgado ontem pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para o qual o PIB do mundo deve crescer 3,6% neste ano, previsão levemente inferior à de janeiro (3,7%). A correção para baixo deriva do comportamento das economias emergentes e em desenvolvimento que crescerão menos do que o inicialmente previsto para este ano e para o próximo.
[SAIBAMAIS];O fortalecimento da recuperação mundial depois da recessão (de 2009) é evidente, mas o crescimento ainda não é sólido. Em todo o mundo, os riscos permanecem;, afirma o FMI em seu novo conjunto de previsões.
;As perspectivas e significativos riscos ; velhos e novos ; permanecem. Recentemente, alguns novos riscos geopolíticos surgiram;, afirmou o economista-chefe do Fundo, Olivier Blanchard, em uma referência à crise entre a Rússia e a Ucrânia pela região da Crimeia. Segundo o relatório, a situação da Ucrânia poderá dar início a uma tendência de ;aversão ao risco; entre os investidores, provocando perturbações no fluxo de capitais, com efeitos sobre a produção de gás e petróleo. Para o FMI, o conflito pode sabotar o crescimento em outras economias que faziam parte da antiga União Soviética.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.