Jornal Correio Braziliense

Economia

ANP: 36º leilão de biodiesel vende 390 milhões de litros no primeiro dia

Do pregão de hoje (11) poderão participar produtores de biodiesel detentores ou não do Selo Combustível Social

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conseguiu vender para as distribuidoras de combustíveis no primeiro dia do 36; Leilão de Biodiesel 390,7 milhões de litros, de um total de 735,2 milhões de litros ofertados no dia de ontem (10).

O produto foi comercializado com um deságio médio de 1,8%, em relação aos preços inicialmente determinados. Segundo nota a ANP, o volume comercializado no primeiro dia do leilão foi adquirido dos produtores detentores do Selo Combustível Social.

[SAIBAMAIS]

Dos 390,7 milhões de litros, 54,7% serão fornecidos por produtores do Centro-Oeste do país e 36,7% virão do Sul. O restante será fornecido pelo Nordeste (5,6%), Sudeste (2,3%) e Norte (0,7%). Ainda no primeiro dia, finalizados os lances, os produtores de biodiesel puderam revisar suas ofertas, visando a manter ou a reduzir seus preços para a concorrência deste segundo dia do leilão.

Do pregão de hoje (11) poderão participar produtores de biodiesel detentores ou não do Selo Combustível Social. O volume máximo a ser arrematado pelas distribuidoras não poderá ser superior a 97,6 milhões de litros. No entanto, 80% do volume total arrematado terão que ser fornecidos por produtores detentores do selo.

Leia mais notícias em Economia

Os leilões de biodiesel atendem à Resolução 6 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece em 5% o percentual mínimo obrigatório de adição de biodiesel ao óleo diesel vendido ao consumidor final (B5), em vigor desde o dia 1; de janeiro de 2010.