Economia

Suco de laranja perde espaço no mercado para energéticos e água saborizada

Associação de exportadores tenta combater a queda do consumo do produto nos Estados Unidos e em países da Europa

postado em 21/04/2014 07:00
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O suco de laranja está perdendo a briga para energéticos, águas saborizadas, complexos vitamínicos e outros produtos que invadiram o mercado. Responsáveis por 50% da produção mundial da fruta e por 80% de toda a comercialização de suco no planeta, industriais brasileiros decidiram reagir com mais firmeza para tentar estancar a queda do consumo da bebida nos Estados Unidos e em países da Europa, destino de quase toda a produção brasileira.

A preocupação aumentou depois que os empresários tiveram acesso a dados preliminares do ano passado. Os números, ainda não divulgados oficialmente, devem indicar que a demanda norte- americana segue ladeira abaixo, além de uma estagnação no continente europeu. Entre 2002 e 2012, o consumo mundial da fruta caiu de 2,4 milhões para 2,1 milhões de toneladas de suco concentrado ; recuo de 14,2% ;, apresentando tendência de queda contínua.

Destrinchando as estatísticas, chega-se à conclusão de que, por ano, têm sumido do mercado algo em torno de 7,8 milhões de caixas de laranja. ;É uma situação bastante complicada, mas dá para ser revertida;, acredita Ibiapaba Netto, diretor executivo da CitrusBR, formada por três gigantes do setor: Cutrale, Louis Dreyfus Commodities e Citrosuco. Juntas, as empresas, sediadas em São Paulo, faturam anualmente cerca de US$ 2,5 bilhões.

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