Jornal Correio Braziliense

Economia

Após reunião com Hollande, Siemens decidirá se fará proposta à Alstom

O conglomerado industrial alemão propôs à Alstom comprar as atividades energéticas, também cobiçadas pela americana General Electric

Berlim - O grupo alemão Siemens indicou nesta segunda-feira (28/4) que decidirá "o mais rápido possível" se fará oficialmente uma oferta a sua concorrente francesa Alstom após uma reunião entre seu diretor Joe Kaeser e o presidente francês François Hollande. Em uma pré-proposta consultada pela AFP, mas que não foi confirmada pela Siemens, o conglomerado industrial alemão propôs à Alstom comprar as atividades energéticas, também cobiçadas pela americana General Electric, em troca de parte de suas operações ferroviárias.

"Uma delegação da Siemens terá a oportunidade de encontrar o presidente francês e outros políticos", afirma a Siemens em um breve comunicado. Além de Kaeser, presidente do conselho de supervisão do conglomerado alemão, Gerhard Cromme participará das discussões em Paris. "A Siemens se reunirá o mais rápido possível para decidir se faz uma oferta para a Alstom e como ela será", acrescentou.



O encontro no Palácio do Eliseu será às 18h (13h no horário de Brasília), logo após a reunião entre o presidente francês com o CEO da General Electric, Jeffrey Immelt, que ocorreu na parte da manhã e depois que o americano disse estar "comprometido a trabalhar em conjunto" com o governo francês.

O projeto, não formalizado, da General Electric para comprar as atividades energéticas da Alstom fez com que Paris declarasse que quer defender os interesses estratégicos franceses e o emprego no país.