Jornal Correio Braziliense

Economia

Senacon lança Política Nacional de Educação Financeira para Consumidor

A ação foi feita depois do crescente número de reclamações feito por clientes contra práticas abusivas dos bancos

Devido ao crescente número de reclamações de clientes contra práticas abusivas praticadas pelos bancos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça anunciou nesta quarta-feira (7/5), em Brasília, uma Política Nacional de Educação Financeira para o Consumidor. O Banco Central recebeu 23,3 mil queixas ano passado de cobranças indevidas, juros abusivos, dificuldades em fazer portabilidade de dívidas e vendas casadas. Essas reclamações foram 100% a mais que as registradas em 2012.

[SAIBAMAIS]Para reduzir a insatisfação dos consumidores, a Senacon pretende instruir o cidadão sobre seus direitos e deveres ao contratar qualquer crédito junto às instituições financeiras. O conteúdo da nova política estará disponível em um programa de educação financeira até o final desse mês no site www.justiça.gov.br.



Outra funcionalidade do programa da Senacon é orientar o consumidor a organizar as dívidas mensais. ;O poder de consumo é algo novo no país. A população tem mais acesso ao crédito e cabe a nós orientar e auxiliar o cidadão com dicas de como contatar um crédito habitacional ou consignado com uma linguagem simples;, disse ao Correio a secretária da Senacon, Juliana Pereira.

O programa não contará com um canal de reclamações, mas a secretária alertou que as queixas de práticas abusivas dos bancos podem ser feitas nos 800 Procons espalhados pelo país ou na ouvidoria do Banco Central. ;O setor bancário é um dos mais reclamados em todo o país. Isso incentivou a Senacon a elaborar um material para preparar o consumidor antes de fechar qualquer acordo de crédito;, ressaltou Juliana Pereira.