Economia

Comitê do setor elétrico diz que abastecimento está garantido para 2014

Ministério reafirmou que o risco de racionamento de energia em 2014 é mais de seis vezes inferior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e mais de 23 vezes inferior na região Nordeste ao verificado em 2001

postado em 07/05/2014 19:46
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), do Ministério de Minas e Energia, divulgou nota no final da tarde desta quarta-feira (7/5) informando que o suprimento de energia no ano está assegurado. ;Outras avaliações de desempenho do sistema, utilizando-se o valor esperado das previsões de afluências [chuvas], assim como anos semelhantes de afluências obtidas no histórico, confirmam a garantia do suprimento para o ano de 2014;, diz a nota, assinada pelo ministério, pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, além da Empresa de Pesquisa Energética e do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

[SAIBAMAIS]O ministério reafirmou que o risco de racionamento de energia em 2014 é mais de seis vezes inferior nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e mais de 23 vezes inferior na região Nordeste ao verificado em 2001, ano em que houve racionamento de energia no país. Esse dado já havia sido adiantado ontem (6) pelo secretário executivo do órgão, Márcio Zimmermann.

As chuvas registradas em abril no Sudeste e Centro-Oeste foram de aproximadamente 82% da média histórica. Nas regiões Nordeste, Sul e Norte, os índices foram cerca de 39%, 129% e 104% da média histórica, respectivamente.

O comitê também voltou a afirmar que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado, com sobras, em termos de balanço energético, devido à capacidade de geração e transmissão instaladas no país. A mesma conclusão havia sido divulgada nas reuniões de fevereiro, março e abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação