Jornal Correio Braziliense

Economia

Governo pode adiar concessão para novos trechos de ferrovia, diz ANTF

Associação dos operadores defende mudanças nas licitações para atrair investidores

As dificuldades do governo para atrair investidores dispostos a assumir novos trechos de ferrovias oferecidos à iniciativa privada deverão adiar as próximas licitações para 2015. Na avaliação do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a situação só mudaria mesmo com ajustes no atual modelo de concessão.

;Não acredito em nenhuma concessão ferroviária este ano, porque ainda existe a necessidade de estimular o investimento em projetos de longo prazo, que exigem aportes significativos;, afirmou Vilaça ontem, durante o balanço do setor, na Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

O executivo aposta que as novas concessões do setor devem ficar para 2015 ou 2016. ;Não está claro de que forma a Valec, estatal responsável pela construção, comprará a capacidade de carga nos trechos a serem concedidos. As oportunidades existem, mas as regras precisam estar mais bem definidas;, ressaltou.



A ANTF divulgou ontem que a movimentação de cargas nas ferrovias brasileiras em 2013 cresceu 1,8%. Na comparação com 2012, o volume transportado por trilhos subiu de 481 milhões de toneladas para 490 milhões de toneladas.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .