Agência France-Presse
postado em 26/05/2014 17:04
Santiago - Chile e Indonésia iniciaram nesta segunda-feira (26/5) em Santiago uma rodada de negociações de dois dias para alcançar um Tratado de Livre Comércio (TLC), o que representa, para o Chile, o sexto acordo deste tipo dentro do bloco Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec)."Com esse acordo, o Chile passa a ser o primeiro país não asiático do mundo a contar com um acordo comercial bilateral que dá acesso preferencial ao mercado da Indonésia, maior economia do Sudeste Asiático", indicou em um comunicado o diretor-geral de Relações Econômicas Internacionais chileno, Andrés Rebolledo.
O acordo entre os dois países está concentrado na troca de bens primários. O Chile já assinou acordos comerciais com cinco países do bloco econômico (Apec), - Malásia, Vietnã, Cingapura e Brunei - que representam um mercado de cerca de 100 bilhões de dólares para o país.
A Indonésia passou a ser o grande alvo do Chile depois da assinatura de um acordo de livre comércio com a Tailândia, em outubro do ano passado. O país é um grande mercado que não conta com muitos tratados desse tipo e para onde o Chile exporta, principalmente, cobre e minerais