Economia

Técnicos do Banco Central podem parar amanhã por modernização da carreira

Eles querem que se exija nível superior nos concursos do BC para esses cargos, em vez de nível médio. Atualmente, só se exige nível superior para analistas

postado em 27/05/2014 17:28
Técnicos do Banco Central (BC) pretendem fazer nesta quarta-feira (28/5) paralisação de 24 horas para reivindicar a modernização da carreira. Eles querem que se exija nível superior nos concursos do BC para esses cargos, em vez de nível médio. Atualmente, só se exige nível superior para analistas.

Segundo o presidente do Sindicato dos Técnicos do Banco Central em Brasília, José Willekens Brasil, existem hoje desvios de função no BC, com analistas exercendo as mesmas funções dos técnicos, mas com salário maior. Atualmente, os técnicos recebem 38% do salário dos analistas. De acordo com Willekens, se for exigido nível superior para técnicos, o salário aumenta.

O próprio Banco Central já elaborou notas técnicas, sugerindo a mudança, mas ;não houve vontade política;, de acordo com Willekens. Segundo uma dessas notas técnicas, de 2006, repassada pelo sindicato, ao longo dos anos, a instituição assumiu novos desafios, sendo necessário o ;enriquecimento; do trabalho dos técnicos.

Ainda de acordo com Willekens, depois de denúncia do sindicato, o BC foi notificado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o desvio de funções na autarquia. O BC informou, por meio da assessoria de imprensa, que não fará comentários sobre o assunto, nem sobre a possível paralisação. Willekens disse que o BC tem cerca de 560 técnicos e que a paralisação poderá afetar, por exemplo, a distribuição de dinheiro nas capitais e a segurança nos prédios da autarquia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação