Economia

Aumenta para 6% o percentual de mistura de biodiesel ao diesel

A alteração, anunciada nesta quarta-feira pelo governo, será feita por medida provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional

postado em 28/05/2014 12:23
O governo anunciou nesta quarta-feira (28/5) que a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor final será elevada de 5% para 6%, a partir de julho. Em novembro, o percentual aumentará para 7%. A alteração será feita por meio de medida provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional. O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio do Planalto com a participação da presidente Dilma Rousseff.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a medida vai permitir a pleno uso da capacidade de produção de biodiesel no país e beneficiar agricultores familiares com geração de renda. Ele citou também os benefícios ambientais.

;A elevação desse percentual está perfeitamente aliada à política brasileira de diversificação energética, com ênfase em energia renovável e limpa. Essa ampliação possibilitará redução da emissão de 23 milhões de toneladas de gás carbônico até 2020, posicionando melhor o Brasil nas metas com as quais se comprometeu diante da ONU [Organização das Nações Unidas],; disse o ministro ao anunciar os novos percentuais. Ele acrescentou que, com a mudança, o país deixará de importar 1,2 bilhão de litros de diesel por ano.



O presidente da Câmara Setorial de Biodiesel, Odacir Klein, discursou durante a cerimônia e disse que a decisão beneficia o setor. ;Essa decisão é um gesto do governo com reflexo em toda as áreas, como saúde, geração de emprego, no PIB [Produto Interno Bruto] e praticamente sem reflexos na inflação. Estávamos ansiosos;, disse.

O Programa Nacional de Biodiesel instituiu o percentual de 2% da mistura, em 2008, e, em 2010, subiu para 5%, depois disso não haviam ocorrido mudanças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação