Jornal Correio Braziliense

Economia

Elevação do biodiesel levará à redução na importação de diesel, diz Dilma

A mistura de do percentual de biodiesel ao diesel subiu 6%

A presidente Dilma Rouseff disse nesta quarta-feira (28/5) que a elevação da mistura obrigatória de biodiesel ao diesel ; de 5% para 6% a partir de julho e de 7% a partir de novembro ; vai permitir a redução da importação de óleo diesel e não vai gerar impacto significativo na inflação. O aumento foi anunciado em cerimônia no Palácio do Planalto.



Segundo a presidente, cada ponto percentual a mais da mistura do biodiesel ao diesel corresponde a uma redução de importação de 600 milhões de litros de óleo diesel. Ela ainda citou como ponto positivo da medida a redução da emissão de gás carbônico em 23 milhões de toneladas até 2020. ;É isso que teremos ao mudar para 6% e depois 7%. É uma medida que, junto com a redução do desmatamento, tem efeitos muito significativos para a redução do gás de efeito estufa.;

A agricultura familiar, destacou a presidente, terá papel reforçado com o aumento da mistura de biodiesel ao diesel. Na cerimônia, Dilma assinou mensagem encaminhando ao Congresso Nacional a medida provisória que prevê o aumento.