Rosana Hessel
postado em 04/06/2014 13:19
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que ainda não há definição em relação ao novo aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis, previsto para julho. ;Não há nada definido em relação aos automóveis. Não sei se haverá medidas. As vendas de caminhões melhoraram e esperamos que o setor continue melhorando. Vamos acompanhar;, disse ele, em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (4/6).Apesar de o cronograma de aumento gradual do IPI de automóveis prever nova alta no próximo mês, Mantega afirmou que não sabe se vai praticá-lo. ;A negociação que fizemos, acho que foi em janeiro, quando aumentamos o IPI era que iríamos analisar a situação para saber (se haveria reajuste);, afirmou. ;O que está definido é que terá um aumento, mas não sabemos se ele vai ser pequeno ou não. Vamos analisar as condições do mercado na véspera que essa medida será tomada;, avisou.
[SAIBAMAIS]Mantega sinalizou que o acordo automotivo com a Argentina está com conversas em sua fase final. ;Estamos finalizando, mas ainda não se bateu o martelo. As conversas estão caminhando bem e deveremos renovar o acordo automotivo;, disse.
O ministro negou qualquer redução nova de imposto daqui para diante. ;O que estamos fazendo é perenizando algumas desonerações que já existiam;, afirmou ele citando a desoneração da folha de pagamento e a do IPI para construção civil, que serão permanentes.