Jornal Correio Braziliense

Economia

Mantega reafirma que crédito para o consumo no mercado está escasso

"Hoje temos uma abundância de crédito para investimento, com taxas moderadas. Mas o crédito para o consumo vem decaindo a uma velocidade de 6,2% ao ano", destacou



O ministro também aproveitou a ocasião para defender o uso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como ferramenta para financiar o setor privado com juros mais competitivos a longo prazo não somente para grandes empresas. ;Temos um volume financiado bastante expressivo de micro e pequenas empresas, de R$ 65 bilhões. A maioria das empresas, 78%, tem um projeto financiado pelo BNDES. Tem gente que critica a participação do Banco. A gente discorda dessa visão. Ele é fundamental para manter a taxa de investimento e sustentar o crescimento do país;, justificou.

Efeito colateral


Pouco antes, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, apresentou os novos conselheiros, entre eles, o empresário Benjamin Steinbruch. O ministro avisou que Dilma estava ausente na abertura mas apareceria mais tarde. ;A presidente tomou ontem a vacina para a gripe e teve um efeito colateral;, justificou.

A presidente compareceu ao evento, pouco mais de uma hora após o início, mas não falou, ainda.