Jornal Correio Braziliense

Economia

Serviços de telefonia móvel podem falhar durante jogos de Copa do Mundo

Na véspera do primeiro jogo da Seleção, estava difícil completar ligações e enviar mensagens, principalmente, em São Paulo, palco da abertura do Mundial. Especialistas questionam a demora na montagem dos equipamentos nos estádios



O presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, no entanto, foi enfático ao dizer ;que não vai ter caladão na Copa nem depois;. Ele informou que as empresas de telefonia investiram R$ 1,3 bilhão nas cidades sedes dos jogos, ampliando em 28%, em média, a infraestrutura, que ficará como legado para a população. Levy enumera as melhorias: ;Nas 12 cidades, entre 2013 e 2014, foram instaladas mais de 15 mil novas antenas de 3G e 4G e aproximadamente 120 mil pontos de Wi-fi;. Ele ressalta ainda que o Estádio do Itaquerão, assim como os outros 11 estádios que abrigarão as partidas no mundial, recebeu a mesma tecnologia utilizada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e atenderá aos serviços de voz e de dados nas tecnologias 2G, 3G e 4G.

O Ministério das Comunicações divulgou nota em que afirma que os serviços de internet móvel 2G, 3G e 4G estão garantidos, bem como a infraestrutura para os serviços de transmissão dos jogos. Segundo a nota, a Anatel agirá dentro dos estádios supervisionando a operação das empresas e atuará quando houver falha na prestação do serviço.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .