Jornal Correio Braziliense

Economia

Papa Francisco denuncia a especulação com o preço dos alimentos

O pontífice também sugeriu um sistema alternativo para regular os mercados financeiros

Cidade do Vaticano - O papa Francisco denunciou nesta segunda-feira (16/6) a escandalosa especulação financeira dos preços dos alimentos e sugeriu um sistema alternativo para regular os mercados financeiros. Durante a missa celebrada na residência de Santa Marta, no Vaticano, Francisco considerou que a corrupção "é um grande pecado, porque quando alguém tem autoridade, se sente quase como um Deus".



Pouco depois, durante um colóquio sobre "Investimento Responsável", Francisco denunciou os mercados financeiros que "governam o destino do povo, em vez de servir às suas necessidades". "Já não podemos tolerar que os mercados financeiros governem o destino dos povos ao invés de servir a suas necessidades ou que poucos prosperem recorrendo à especulação financeira enquanto outros sofrem duramente as consequências", afirmou o papa em um enérgico discurso contra o sistema econômico contemporâneo.

"A especulação com os preços dos alimentos é um escândalo que tem graves consequências sobre o acesso dos mais pobre à comida", acrescentou. O papa apoiou seu discurso nas conclusões do conselho pontifício "Justiça e Paz", reunidos para discutir o investimento responsável, e propôs um modelo alternativo de investimento.

"Esses investimentos visam um impacto social positivo, como a criação de emprego, o acesso à energia, educação e o aumento da produtividade agrícola. O retorno financeiro para os investidores é menor em comparação com o de outros tipos de investimento", admitiu. Estes conceitos fazem parte da "doutrina social da Igreja" tradicional, constantemente atualizada, e a Santa Sé pretende propor um terceiro caminho entre o reinado do lucro e o coletivismo marxista.