Jornal Correio Braziliense

Economia

Empresários ficam satisfeitos após pacote de ajudas anunciado pelo governo

Mesmo assim, os representantes do setor afirmam que novas mudanças são necessárias

Os representantes do setor produtivo saíram do Palácio do Planalto satisfeitos com o novo pacote anunciado ontem pelo governo. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que as medidas de incentivo à produção ajudam a melhorar a competitividade do país, mas pede mais. ;Avançamos muito. Mas os empresários nunca estão satisfeitos, e vamos querer mais porque o mundo é competitivo. O Brasil tem um mercado muito grande, do qual todos de fora querem um pedaço. A nossa meta é suprir o mercado brasileiro e, além disso, participar do mercado internacional;, disse ele, que liderou o encontro do Fórum Nacional da Indústria com a presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, as conversas com os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento continuarão na semana que vem, pois há temas ;complexos; a serem tratados.



[SAIBAMAIS]Na avaliação de Andrade, a sinalização de diálogo aberto com o governo ajuda a melhorar a confiança do empresariado. ;Reuniões como a de ontem mudam, sim, o ambiente. Dos setores que estiveram no Planalto, todos saíram com muita animação e com expectativa muito positiva. Os segmentos que têm sofrido mais, como o de máquinas e o têxtil, perceberam que, realmente, está sendo feita alguma coisa para que a indústria brasileira possa voltar a ser competitiva, a investir, a crescer e a retomar a posição que ela sempre teve no passado;, assinalou.

Para Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, a reaproximação da presidente Dilma Rousseff com os empresários é positiva, mas insuficiente para que ela consiga recuperar totalmente a confiança dos donos do dinheiro. ;Acho bom que ela receba e ouça o setor privado. Qualquer empresário pode ouvir, com boa vontade, o que o governo tem a dizer, mas ele está muito mais atento ao que o Planalto faz;, disse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.