Economia

Empresários ficam satisfeitos após pacote de ajudas anunciado pelo governo

Mesmo assim, os representantes do setor afirmam que novas mudanças são necessárias

Antonio Temóteo
postado em 19/06/2014 06:02
Os representantes do setor produtivo saíram do Palácio do Planalto satisfeitos com o novo pacote anunciado ontem pelo governo. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, disse que as medidas de incentivo à produção ajudam a melhorar a competitividade do país, mas pede mais. ;Avançamos muito. Mas os empresários nunca estão satisfeitos, e vamos querer mais porque o mundo é competitivo. O Brasil tem um mercado muito grande, do qual todos de fora querem um pedaço. A nossa meta é suprir o mercado brasileiro e, além disso, participar do mercado internacional;, disse ele, que liderou o encontro do Fórum Nacional da Indústria com a presidente Dilma Rousseff. Segundo ele, as conversas com os ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento continuarão na semana que vem, pois há temas ;complexos; a serem tratados.



[SAIBAMAIS]Na avaliação de Andrade, a sinalização de diálogo aberto com o governo ajuda a melhorar a confiança do empresariado. ;Reuniões como a de ontem mudam, sim, o ambiente. Dos setores que estiveram no Planalto, todos saíram com muita animação e com expectativa muito positiva. Os segmentos que têm sofrido mais, como o de máquinas e o têxtil, perceberam que, realmente, está sendo feita alguma coisa para que a indústria brasileira possa voltar a ser competitiva, a investir, a crescer e a retomar a posição que ela sempre teve no passado;, assinalou.

Para Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central, a reaproximação da presidente Dilma Rousseff com os empresários é positiva, mas insuficiente para que ela consiga recuperar totalmente a confiança dos donos do dinheiro. ;Acho bom que ela receba e ouça o setor privado. Qualquer empresário pode ouvir, com boa vontade, o que o governo tem a dizer, mas ele está muito mais atento ao que o Planalto faz;, disse.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação