Economia

Preços das passagens aéreas sobem 22,15% durante a Copa do Mundo do Brasil

O aumento do valor dos bilhetes pressionou a inflação de junho

postado em 19/06/2014 06:05
Dados do IBGE mostram que o valor das tarifas aéreas aumentou durante Mundial

A inflação deu, finalmente, um alívio ao bolso. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia do custo de vida oficial, avançou 0,47%. Em maio, a alta havia sido de 0,58% e, um mês antes, de 0,78%. Apesar da desaceleração, os preços continuam longe do centro da meta do governo, de 4,5% ao ano. Pior: em junho, no acumulado em 12 meses, eles alcançaram 6,41%, quase encostando no teto de tolerância, de 6,5%. Na avaliação do economista sênior do BES Investimento, Flávio Serrano, é só ;questão de tempo; até que esse patamar máximo seja rompido.



Boa parte dessa pressão veio dos preços das passagens aéreas. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as companhias aéreas aproveitaram a chegada da Copa do Mundo para faturar em cima dos turistas. No Nordeste, onde a oferta de voos diários é menor do que do Sudeste e do Centro Oeste, o avanço das tarifas foi maior. ;Em Salvador, por exemplo, os preços subiram 37,39% por conta do Mundial;, disse o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito.

Em média, em todo o país, os bilhetes aéreos ficaram 22,15% mais caros este mês. Não por acaso, o grupo transportes, cujos preços haviam recuado 0,33% em maio, voltou a ficar em campo positivo, com alta de 0,5%. Em 12 meses, porém, a pressão dos preços sobre o IPCA ainda é relativamente baixa, 3,4%, em razão do congelamento de reajustes nas passagens de ônibus, trens e metrôs nas principais capitais, reflexo das grandes manifestações populares de 2013.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação