Jornal Correio Braziliense

Economia

Maduro coordena defesa da Argentina contra fundos especulativos

Os fundos cobram uma dívida de 1,33 bilhão de dólares

Caracas - O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, conversou por telefone nesta sexta-feira com os presidentes de Argentina, Cristina Kirchner, e Bolívia, Evo Morales, para coordenar a "defesa" do governo argentino contra os fundos especulativos, que cobram uma dívida de 1,33 bilhão de dólares.

"Estamos na América Latina coordenando todo o apoio à Argentina contra os ;fundos abutres;, que são mecanismos para saquear nossos países (...). Estamos ativos na defesa da República Argentina", disse Maduro em um ato público na noite desta sexta.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]"Transmiti (a Kirchner) a solidariedade do povo da Venezuela com a luta da nossa irmã Argentina contra um dos mecanismos mais horrorosos da especulação financeira, que tem destruído a economia no mundo nos últimos anos, os chamados fundos abutres".

O juiz americano Thomas Griesa impediu a Argentina nesta sexta-feira de pagar parte de sua dívida reestruturada, ao considerar "ilegal" o envio de dinheiro para os credores que aceitaram renegociar.

A corte não embargou os recursos, porém, tendo determinado sua devolução a Buenos Aires.

Na quinta-feira, a Argentina anunciou depósitos em diversos bancos para pagar títulos da sua dívida reestruturada, mas não se dispôs a pagar os fundos especulativos que ganharam uma ação na corte de Griesa e que exigem o valor integral de seus títulos.

O Ministério argentino da Economia emitiu uma nota oficial nesta sexta na qual afirma que Griesa cometeu um "abuso de autoridade" ao impedir os pagamentos. Segundo o comunicado, a decisão é "insólita e inédita".

Na nota, o Ministério argentino afirmou ainda que Griesa "pretendeu anular o pagamento já realizado pela Argentina".