Economia

MTE divulga lista com 609 empregadores que adotam trabalho escravo

Na atualização, foram incluídos 91 empregadores que entraram no cadastro por explorar relações de trabalho próxima à escravidão

postado em 02/07/2014 19:21
O cadastro traz números lamentáveis sobre a relações de trabalho do país. Com a atualização, o documento passa a conter 609 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas com atuação no meio rural e urbano. A lista foi liberada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta terça-feira (2/7).

Foram incluídos 91 nomes de empregadores flagrados mantendo trabalhadores em condições análogas às de escravo. Mesmo sendo um saldo negativo, 48 empregadores foram excluídos do cadastro conhecido como ;Lista Suja;, em cumprimento a requisitos administrativos.

O Pará é o que mais apresenta empregadores inscritos na lista, totalizando cerca de 27%, seguido por Minas Gerais com 11%, Mato Grosso, 9%; e Goiás, 8%. A pecuária constitui a atividade econômica desenvolvida pela maioria dos empregadores (40%), seguida da produção florestal (25%), agricultura (16%) e indústria da construção (7%).

Os procedimentos de inclusão e exclusão são determinados pela Portaria Interministerial n; 2/2011, que estabelece a inclusão do nome do infrator no cadastro após decisão administrativa final relativa ao auto de infração, lavrado em decorrência de ação fiscal, em que tenha havido a identificação de trabalhadores submetidos a trabalho escravo.

Confira os nomes da ;Lista Suja; .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação