Agência France-Presse
postado em 03/07/2014 08:19
Dublin - A economia irlandesa cresceu 2,7% no primeiro trimestre do ano, anunciou a Agência Central de Estatísticas (CSO) do país, seis meses depois do país sair do plano de resgate financeiro internacional.O CSO também revisou o resultado de 2013 e anunciou que a economia irlandesa cresceu 0,2%, ao invés da contração de 0,3%, como anunciou em março.A alteração foi baseada em "dados mais completos e atualizados", segundo a Agência, e foi provocado pela forte revisão da contração do PIB no quarto trimestre de 2013, que foi de 0,1%, e não de 2,3%, como anunciado a princípio. O Produto Nacional Bruto (PNB), mais representativo da solidez da economia irlandesa, pois exclui as várias multinacionais instaladas na ilha por razões fiscais, registrou aumento de 0,5% no primeiro trimestre.
Leia mais notícias em Economia
[SAIBAMAIS]A Irlanda se tornou em dezembro o primeiro país da Eurozona sob assistência financeira a sair do plano de ajuda da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O outrora "tigre celta" teve que pedir um plano de resgate no fim de 2010, após a explosão de uma bolha imobiliária que colocou em perigo a sobrevivência dos bancos da ilha, muito expostos.
Os bancos foram resgatados com dinheiro público, o que disparou o déficit a mais de 30% do PIB. O país recebeu um plano de resgate de 85 bilhões de euros, por um período de três anos, em troca de um severo plano de ajuste.