Agência France-Presse
postado em 08/07/2014 20:48
Nova York - O petróleo registrou queda em Nova York pelas expectativas de retomada da produção na Líbia e de alívio das preocupações relativas às exportações do Iraque em um mercado que espera uma queda das reservas nos Estados Unidos.O preço do barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em agosto caiu 13 centavos no New York Mercantile Exchange (Nymex) a 103,40 dólares.
Em Londres, o Brent do Mar do Norte com entrega no mesmo prazo recuou 1,30 dólares, para fechar em 108,94 dólares o barril.
[SAIBAMAIS]"O mercado de Brent continua sob pressão, com as expectativas de que as exportações de cru da Líbia serão retomadas e de que a insurgência sunita no Iraque terá pouco impacto na produção do sul do país", disse Tim Evans, da Citi Futures.
Leia mais notícias em Economia
O analista do Commerzbank, Carsten Fritsch, lembrou que o Brent registrou nove quedas em dez dias de operação no mercado, com preços abaixo dos 110 dólares o barril pela primeira vez em quatro semanas.
Os preços do petróleo tem caído desde que o primeiro-ministro interino da Líbia, Abdullah al-Thani, afirmou que o país retomou o controle de dois terminais de exportação de petróleo bruto. Segundo analistas, isso pode significar um aumento de 500 mil barris diários para o mercado mundial.
Matt Smith, da Schneider Electric, explicou que o preço do barril de "light sweet crude" teve uma queda menor em comparação ao Brent porque os negociadores esperam que o departamento de energia dos EUA divulgue, na próxima quarta-feira, uma redução nas reservas do país.