Economia

Índice da FGV que antecipa tendências econômicas recua 0,2% em junho

Segundo o economista Paulo Picchetti, da FGV, a queda em junho foi influenciada "majoritariamente pelas expectativas desfavoráveis em relação aos próximos meses%u201D

postado em 17/07/2014 15:02
O Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace) para o Brasil caiu 0,2% em junho, atingindo a marca de 121,1 pontos, aponta o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), que faz o levantamento em conjunto com a instituição independente norte-americana The Conference Board. O índice apresentou decréscimo de 1,8% em maio e de 0,4% em abril.

O Iace agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil, como sondagens da indústria, dos serviços e do consumidor. Segundo o economista Paulo Picchetti, da FGV, a queda em junho foi influenciada "majoritariamente pelas expectativas desfavoráveis em relação aos próximos meses;.



Na mesma divulgação, as entidades apontam também recuo do Indicador Coincidente Composto da Economia (Icce). O índice apresentou leve queda de 0,1% em junho, com marca de 128,2 pontos. ; Essa relativa estabilidade significa que não existem indícios de que a estagnação que estamos vivendo possa se tornar coisa mais séria como uma recessão;, analisou Picchetti.

Ele destacou, do ponto de vista positivo, que os dados do mercado de trabalho no Icce mostram grande resistência. ;São os que estão segurando o nível de atividade da economia de tal forma que a gente espera ainda algum crescimento positivo no ano;, apontou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação