Jornal Correio Braziliense

Economia

Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) rompe o teto e marca recorde

Apesar da queda no custo dos alimentos e de itens como passagens aéreas, em julho, a carestia continua a pesar no bolso dos brasileiros



Durante os três anos e meio de governo Dilma Rousseff, a inflação ultrapassou o teto da meta 11 vezes. Ou seja, praticamente um terço da gestão da petista foi marcado pelo descumprimento do limite. Nos últimos três meses, o IPCA-15 mostrou desaceleração. Seria boa notícia não fosse o fato de que é justamente entre maio, junho e julho que a inflação perde força no país. ;Por um padrão sazonal, há meses em que a inflação desacelera e outros em que ela volta a subir. O que tem acontecido agora não é diferente;, disse o ex-diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central, Alexandre Schwartsman.

Visto dessa perspectiva, o resultado de 2014 tem sido pior do que o observado no ano passado. Em maio, junho e julho de 2013, o IPCA-15 avançou, respectivamente, 0,46%, 0,38% e 0,07%. Este ano, as variações foram maiores: 0,58%, 0,47% e 0,17%. ;Não vejo como dizer que a inflação esteja perdendo força. Na verdade, é justamente o contrário;, assinalou o economista.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique