Jornal Correio Braziliense

Economia

Planos de saúde terão que melhorar atendimento ou sofrerão punições severas

Determinação foi feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar

As operadoras de planos de saúde que insistem em desrespeitar o consumidor e aparecem recorrentemente na lista de suspensões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) correm o risco de serem encaminhadas para fora do mercado caso não melhorem o atendimento. Após matéria publicada pelo Correio na última terça-feira, que mostrou um ranking com as empresas que mais foram reincidentes durante o programa de monitoramento da agência, o órgão regulador informou que todas elas passam por regime de direção fiscal e técnica. Apenas a empresa Excelsior foi incorporada por uma outra operadora.

A ANS informou ainda que 35 das empresas que estiveram suspensas em quatro ciclos consecutivos receberam punições mais severas, sete delas saíram do mercado e duas estão em processo de alienação da carteira de beneficiários.

Outras seis dessas operadoras reincidentes estão em processo de direção técnica -- quando um representante da ANS acompanha presencialmente a empresa temporariamente que passa por problemas assistenciais -- e uma outra deve sofrer a mesma punição em breve. Há ainda quatro empresas oficiadas para apresentação de Plano de Recuperação Assistencial, uma cumpre liminar que impede a continuação da portabilidade, 12 estão sob análise e duas outras já normalizaram a situação de irregularidade.



A ANS destacou ainda, em nota, a importância do programa de monitoramento realizado desde 2011, que proíbe a comercialização de novos planos por operadoras com alto índice de reclamações por desrespeito aos prazos máximos para atendimento e negativa indevida de cobertura. Segundo o órgão, 809 planos já foram reativados até hoje, ou seja, voltaram a ser comercializados por apresentar melhora. A nota ressaltou ainda que, apesar de a avaliação ocorrer a cada três meses, a punição pode ser mais longa, caso a operadora não se recupere.

Ainda segundo o órgão regulador, ; o programa vem se aperfeiçoando. A partir do 5; ciclo, houve alteração da metodologia e além de reclamações sobre descumprimento de prazos máximos de atendimento, passaram a contar também as queixas sobre negativas de cobertura;. Além disso, garantiu que ;durante o período de suspensão da comercialização de parte ou de todos os planos de uma operadora não é possível criar planos similares aos que estão suspensos;.