Economia

OMC diz que a Argentina desrespeita as regras de comércio global

O painel contra a Argentina na OMC foi criado em 2013 por Estados Unidos, União Europeia e Japão

Agência France-Presse
postado em 22/08/2014 14:12
Genebra - A Argentina desrespeitou as regras de comércio global, impondo barreiras a produtos vendidos por Estados Unidos, União Europeia e Japão, determinou nesta sexta-feira um painel da Organização Mundial de Comércio (OMC).

Na sentença, a OMC pede que a Argentina "ponha em conformidade as medidas incompatíveis com as suas obrigações relativas às regras internacionais".

Washington elogiou a decisão. "Essa é uma grande vitória para os trabalhadores, fabricantes e agricultores americanos", afirmou o representante de comércios dos EUA, Michael Froman, em comunicado.

[SAIBAMAIS]

"As medidas protecionistas da Argentina têm impacto em um amplo segmento de exportações dos EUA, afetando bilhões de dólares em exportações todos os anos", acrescentou.

O painel contra a Argentina na OMC foi criado em 2013 por Estados Unidos, União Europeia e Japão. Os três demandantes acusaram o país de impôr restrições que prejudicam suas exportações. Uma das queixas é de que empresas que desejam exportar para a Argentina são obrigadas, em contrapartida, a importar produtos argentinos.

Leia mais notícias em Mundo

Um dos casos mais emblemáticos é do fabricante alemão Porsche, que precisou se comprometer a comprar vinho e azeite de oliva argentinos para poder introduzir seus veículos no país. A Argentina pode recorrer à decisão do painel anunciada nesta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação