Economia

Banco BMG lidera ranking de mais reclamados por clientes em julho

Segundo o Banco Central, a maior parte das queixas diz respeito à não liberação de margem consignável e à restrição de realização de portabilidade para operações de crédito consignado

postado em 27/08/2014 11:27
O Banco Central divulgou nesta quarta-feira (27/8) o ranking das instituições financeiras mais reclamadas pelos clientes no mês de julho utilizando nova metodologia. Com a mudança no cálculo, o BMG ocupa a primeira posição dentre os bancos mais reclamados, com um índice de reclamação de 40,3, bem acima do segundo colocado, o Santander, com 13,6. Em seguida aparecem Banrisul, HSBC e Caixa Econômica Federal, nessa ordem.

A maior parte das queixas em relação ao BMG diz respeito, segundo o BC, à não liberação de margem consignável e à restrição de realização de portabilidade para operações de crédito consignado. No geral, as reclamações mais comuns dentre os clientes de todos os bancos são referentes a débito em conta de depósito não autorizado, problemas de confiabilidade, segurança e sigilo das operações e serviços, cobrança irregular de tarifas e prestação de serviço de forma irregular em conta salário.

Mudanças
O ranking é formado a partir das reclamações do público registradas no BC e considera apenas os assuntos regulados pela autoridade monetária. O número de queixas é dividido pela quantidade de clientes da instituição financeira que originou a demanda e multiplicado por 1 milhão. Assim, o índice divulgado representa o número de reclamações do banco para cada um milhão de clientes.



O BC também ampliou a base de clientes de cada instituição financeira. Até junho, apenas os clientes que faziam operações de depósito cobertas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC) eram contabilizados. Com a modificação, outras operações de depósito foram incluídas e os clientes que tomam crédito, mas não necessariamente têm conta ou investimento no banco, também passaram a compor a base de clientes. O BMG foi procurado mas ainda não retornou.

O Banco BMG informou, por meio de nota, "que trabalha de forma incansável para oferecer o melhor atendimento e atua com agilidade para sanar quaisquer dúvidas ou pendências de seus clientes. Dessa forma, o BMG tem ampliado os esforços para melhorar os procedimentos internos, para garantir maior eficiência na solução das demandas dos clientes".

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