Jornal Correio Braziliense

Economia

Mantega prevê 2015 com mais chuva e menor pressão sobre preços agrícolas

A proposta orçamentária para o ano que vem prevê superávit primário de 2,5% do PIB



Sobre os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, destacou o início de um novo ciclo no próximo ano, o que reduz o ritmo dos recursos aplicados. ;Tem uma série de investimentos que vão estar em etapas intermediárias. É natural que, nesse novo ciclo, uma parte das ações esteja em estágio preparatório ou início de obra;, disse a ministra.

A previsão orçamentária para investimentos no PAC e no Programa Minha Casa, Minha Vida é R$ 65 bilhões, com crescimento 2,7%, em 2015, em relação ao Projeto de Lei Orçamentária de 2014.

;Além disso, estamos aumentando os investimentos de concessões e parcerias público-privados", enfatizou Mantega. Ele disse esperar o investimento privado cresça mais que o público. "O investimento é prioridade deste governo, só que em parceria com o setor privado;, explicou Mantega.

O orçamento total proposto para o próximo ano é R$ 2,86 trilhões ; 89,7% para despesas obrigatórias e 10,3%, discricionárias.