Jornal Correio Braziliense

Economia

Economia fraca e inflação elevada não poupam o mercado de luxo

Brasília perde espaço no radar das grandes marcas



Os produtos premium possibilitam uma maior margem de lucro, porém exigem maciços investimentos, principalmente em marketing. ;Hoje, o que falta é justamente essa confiança para investir;, diz Valli. Mesmo em São Paulo, a capital brasileira do luxo, a proporção de empresas dispostas a abrir lojas na cidade caiu de 89%, em 2009, para 41%, no ano passado. No Rio de Janeiro, nem as Olimpíadas à vista impediram um recuo de 56% para 36% no mesmo período.

;Novo rico;

Por envolver menos consumidores, o segmento de luxo é essencialmente mais volátil e suscetível às movimentações do mercado. O fenômeno do ;novo rico; ; o brasileiro da classe média que viu o poder de compra disparar e em pouco tempo passou a consumir artigos sofisticados ; acabou intensificando o impacto da atual conjuntura no faturamento das empresas. ;Não se vende luxo apenas para rico. E o primeiro a cortar o consumo foi quem parcelava essas compras;, afirma Valli.

Em Brasília, a renda dos servidores públicos responde por 50% do dinheiro que circula na cidade. A força do funcionalismo é, portanto, fundamental para manter a dinâmica do mercado de luxo. Não à toa, grifes internacionais desembarcaram na cidade nos últimos anos e, apesar de algumas terem fechado as portas, a presença delas parece irreversível. ;Brasília não tem uma parcela grande de pessoas muito ricas, como em São Paulo, mas a estabilidade tende a torná-la mais segura para investimentos;, pontua o consultor Alexandre Ayres.

O levantamento mais recente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre o tema indica que a proporção de lares com renda superior a 20 salários mínimos ; R$ 14,4 mil ; não chega a 10% do total. ;O mercado percebeu que houve um otimismo exagerado em relação ao consumo de luxo na cidade. Mas essa ideia já foi assimilada. Tanto é que não estamos vendo mais grandes movimentos de expansão;, analisou Ayres.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique .