Economia

Banco Mundial adverte para crise de emprego em escala global

Será preciso criar 600 milhões de novos postos de trabalho em todo o mundo até 2030 apenas para lidar com o aumento da população, advertiu estudo

postado em 09/09/2014 11:09
O Banco Mundial advertiu hoje que o mundo enfrenta uma crise de emprego generalizada que ameaça as perspetivas de uma retomada do crescimento econômico e nenhum truque de mágica pode resolver o problema.

Em estudo divulgado antes de um encontro de ministros do Trabalho e do Emprego do G20, na Austrália, o Banco Mundial defende ser preciso criar 600 milhões de novos postos de trabalho em todo o mundo até 2030 apenas para lidar com o aumento da população.

;Não há dúvidas de que há uma crise de emprego generalizada;, disse Nigel Twose, chefe da delegação do Banco Mundial na reunião do G20, em comunicado. "Os países do G20 necessitam de mais e melhores empregos para um crescimento sustentável e para o bem-estar das suas populações", assinala o documento, cuja divulgação antecede a reunião ministerial, nos dias 10 e 11, em Melbourne.

Segundo Nigel Twose, ;igualmente perturbador é o fato de estarmos vendo o aumento das desigualdades salariais e de rendimentos em muitos países do G20, apesar de terem sido alcançados progressos em algumas economias emergentes, como o Brasil e a África do Sul;.

Em termos globais, defendeu, os mercados emergentes tiveram um melhor desempenho do que os países desenvolvidos do G20 no quadro da geração de emprego, com a China e o Brasil aparecendo como motores, mas ainda assim as perspetivas não são animadoras. ;As projeções atuais são sombrias. Perfilam-se no horizonte importantes desafios;, frisou.



O documento, compilado com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, diz que mais de 100 milhões de pessoas estão desempregadas nos países do G20, enquanto 447 milhões são categorizados como ;trabalhadores pobres;, vivendo com menos de US$ 2 dólares por dia.

O Banco Mundial sublinha, por outro lado, que não obstante a modesta recuperação econômica em 2013-2014, o crescimento global deve manter-se abaixo da tendência, com quedas previstas num futuro próximo, enquanto os fracos mercados laborais forem restringindo o consumo e o investimento.

;Não há ;um truque de mágica; para resolver esta crise do emprego, quer nos mercados emergentes, quer as economias desenvolvidas;, disse Twose.

Esta é uma das reuniões ministeriais preparatórias para o encontro do G20 que vai ocorrer em novembro, na cidade australiana de Brisbane.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação