Economia

Agência Moody's revisa para baixo a perspectiva da nota do Brasil

O rating de títulos do governo brasileiro caiu de "estável" para "negativa"

postado em 09/09/2014 11:35
A agência de classificação financeira Moody;s rebaixou a perspectiva do rating da dívida do Brasil. A projeção para os títulos do governo brasileiro passou de estável para negativa. Em outubro do ano passado, a agência já havia diminuído a perspectiva de otimista para estável.

A decisão é reflexo, segundo nota da Moody;s, do "risco crescente de que o contínuo baixo crescimento e a piora dos indicadores de dívida sinalizem uma redução na qualidade de crédito do Brasil". Apesar disso, a nota para o nível de investimento do país foi mantida.

A nota da dívida no longo prazo do Brasil é Baa2. A Moody;s acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil crescerá menos de 1% este ano - o que corresponderia à menor taxa de crescimento desde 2009 - e que o crescimento ficará abaixo de 2% em 2015.



A economia brasileira está se movendo em direção ao seu quarto ano consecutivo de crescimento moderado: depois de um último pico de 7,5% em 2010, o PIB cresceu 2,7% em 2011, 1% em 2012 e 2,5% em 2013. Analistas consultados pelo Banco Central do Brasil reduziram no início de setembro sua previsão de crescimento para 2014 de 0,7% para 0,52%.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avisou que o governo iria revisar para baixo sua previsão de crescimento para 2014, a apenas poucas semanas do primeiro turno das eleições presidenciais de 5 de outubro, durante as quais a presidente Dilma Rousseff espera ser reeleita e num contexto de desaceleração do crescimento global.

Com France Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação