Economia

Operadoras vão fornecer receptores digitais para famílias de baixa renda

Empresários sabatinaram representantes do governo sobre o leilão de redes 4G

postado em 09/09/2014 13:12
Cerca de 100 empresários do setor de telecomunicações lotaram a sala 3 do Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, em Brasília, onde acontece o Telebrasil - encontro institucional do mercado promovido pela Associação Brasileira de Telecomunicações. Eles estavam interessados nas explicações dos representantes da Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações sobre a implementação das redes de 700 MHz, com frequência para quarta geração.

O superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel, Marconi Maya, explicou que o planejamento de canais digitais e desligamento dos canais analógicos está previsto para começar em abril do ano que vem, mas só estará efetivamente em funcionamento em 2018. Mesmo assim, isso só acontecerá quando 93% dos 60 milhões de domicílios estiverem aptos a receber o sinal digital. O edital do leilão também estipula que as empresas terão que fornecer, para famílias de baixa renda, um conversor digital e uma antena que permita receber o sinal digital com a programação da tv aberta, além de interatividade com a internet.

São pelo menos 6.617 canais distribuidos em todo o país, apenas 103 digitais já funcionando.

Para José Augusto Neto, diretor de tecnologia da Huawei, "a indústria deveria se preparar e apoiar as operadoras para que já fabriquem esse tipo de equipamento a fim de reduzir os custos".



[SAIBAMAIS]Outros empresários, ligados ao setor de soluções de telecomunicações, quiseram saber se haverá transparência na hora do "apagão analógico". A Secretária da Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Patricia Ávila, respondeu que se tiver a outorga poderá funcionar e todas as informações sobre limpeza de faixa estarão disponíveis no site.

Ao final da apresentação um dos empresários brincou " então o que vocês estão dizendo é que já está tudo certo. É só pagar o leilão e ir trabalhar".

O governo espera arrecadar R$ 12 bilhões com o leilão e, além desse custo as empresas de telecom terão que arcar com o custo de R$ 3,5 bilhões para fornecer o conversor digital para as famílias de baixa renda.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação