Economia

Militância do PT e sindicalistas da CUT protestam contra autonomia do BC

Sindicalistas temem que o Banco Central fique exposto a interferências do setor financeiro

postado em 09/09/2014 16:51
Grupo protestou em frente à sede do Banco Central na tarde desta terça-feira
Militantes do PT e sindicalistas ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) fizeram um breve protesto na tarde desta terça-feira (09/09), em frente ao edifício-sede do Banco Central, localizado no Setor Bancário Sul. O ato teve como alvo a proposta de autonomia formal do órgão, uma das bandeiras de campanha da candidata a presidente Marina Silva (PSB).

O receio dos sindicalistas é que, sem a ingerência direta do Palácio do Planalto, o BC fique exposto a interferências do setor financeiro, o que não aconteceu nos países onde a autonomia formal já é uma realidade. ;Se essa proposta passar, o Banco Central será comandado pelos banqueiros e pelo mercado financeiro. Será a raposa tomando conta do galinheiro;, ironizou o secretário-geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Distrito Federal (Sindisep-DF), Oton Pereira Neves.



Além dos militantes políticos e sindicalistas, uma claque formada por cerca de 50 pessoas também engrossou o coro dos protestos. Os manifestantes, em sua maioria pagos pelos comitês de campanha da presidente Dilma Rousseff, do governador Agnelo Queiroz e do candidato a senador Geraldo Magela, todos do PT, balançavam bandeiras dos candidatos e entoavam o coro dos jingles, que soavam em alto volume dos carros de som.

Algumas das faixas tinham como mote acusações feitas por Dilma durante a campanha eleitoral, e que sugere que Marina Silva seja a ;candidata dos banqueiros;. ;A independência do Banco Central será benéfica só para os bancos;, dizia um dos cartazes. ;Queremos um banco Central independente dos bancos e do mercado. O sindicato e a CUT exigem um Bacen que se preocupe com a sociedade e com o desenvolvimento do país;, completou outra faixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação