postado em 11/09/2014 15:47
O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou na tarde desta quinta-feira (11/09) medidas para reduzir custos financeiros e aprimoramento do sistema e convergência de informações. A autoridade monetária suspendeu a obrigatoriedade de entrega de alguns documentos e suspendeu formalmente 222 normativos (96 resoluções, 64 circulares e 62 cartas circulares) que já se encontravam revogadas na prática.Como parte do programa ;Otimiza BC;, foi divulgado o fim da obrigatoriedade de elaboração e remessa do documento ;estatística econômico-financeira; (Estfin). Essas informações serão captadas diretamente nas centrais de informação de crédito. A não obrigatoriedade vai diminuir a remessa de papéis enviados ao BC em 3,7 mil unidades.
Também deve haver a disponibilização, na internet, de nova ferramenta de informações sobre o sistema financeiro, alimentada pelos bancos de dados do BC. Isso permitirá que qualquer cidadão tenha conhecimento de uma instituição financeira no mercado de crédito.
;Antes desse aprimoramento, menos informações eram divulgadas a partir de dados obtidos do documento ;Informações Financeiras Trimestrais;, cuja extinção eliminou a remessa ao BC pelas instituições financeiras de mais de 25 mil documentos por ano;, conforme nota divulgada pela autoridade monetária. ;As iniciativas buscam racionalizar o processo de envio de documentos;, observou Tombini.
Tombini anunciou ainda a disponibilização de informações de crédito por sub-região. Modalidade e classificação de risco. Essas informações estarão disponíveis no Sistema Gerenciados de Séries Temporais, no portal da autoridade monetária.