Jornal Correio Braziliense

Economia

Elevação dos juros nos Estados Unidos desafia economia do Brasil

Cercada de expectativa internacional, sobretudo dos emergentes, reunião do banco central norte-americano decide prosseguir a retirada de estímulos financeiros e acena com mudança na política monetária a partir de 2015



Papel do BC

Na avaliação dos especialistas, o descontrole da economia brasileira pode ampliar o efeito da alta dos juros. ;Caso a política econômica estivesse sendo administrada de uma maneira prudente, a prosperidade norte-americana poderia contagiar o Brasil, com aumento das exportações e maior oportunidade para negócios. Mas a economia não está equilibrada, e o país pode perder financiamentos de forma considerável;, analisou o ex-diretor do Banco Central (BC), Carlos Eduardo de Freitas, presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF).

Para o economista, chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o também ex-diretor do BC Carlos Thadeu de Freitas Gomes, o mercado já está se protegendo, o que pode evitar um efeito mais acentuado sobre a economia brasileira. ;Ainda é cedo para termos uma ideia dos impactos porque, apesar de tudo levar a crer que as taxas vão subir no ano que vem, isso deve ocorrer num ambiente moderado;, disse. ;Um impacto maior no Brasil só vai se dar se houver um certo desequilíbrio no mercado. Mas os investidores já estão precificando esse aumento para 2015;, completou.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .