Jornal Correio Braziliense

Economia

Redes e mídias sociais incentivam turismo internacional nas Olimpíadas

Ideia dos organizadores é provocar o comerciante, o lojista, o pequeno empreendedor a usar a internet para ser conhecido no mundo físico

As redes e as mídias sociais foram responsáveis por um importante legado econômico da Copa do Mundo. A internet impulsionou o turismo internacional e indicou a necessidade de maior investimento por parte das empresas brasileiras. A avaliação é de Marcelo Castro, diretor-geral do 4; Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, Meios de Pagamento e Negócios na Web (Ecom Brasil 2014).

Promovido pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas, o evento foi nesta terça-feira (23/9) em Brasília. Segundo Castro, a Copa do Mundo, no aspecto do comércio físico, ;foi um desastre. A economia parou, o comércio parou. Mas a Copa deixou um legado que precisamos aproveitar e interagir com ele;, disse o Castro, que é especialista em marketing.

Ele explica que a imagem do Brasil foi para as redes e mídias sociais ;violentamente;, e cita como exemplo os jogadores da seleção da Alemanha que, desde o início, postavam fotos do Brasil no Facebook e no Twitter. ;Depois foram as seleções da Holanda e da França. Isso gerou interesse sobre o Brasil. Então, do ponto de vista do turismo foi excepcional. Não existe mais disponibilidade de cruzeiro para o país em 2015 e 2016, por exemplo, porque todos aqueles navios de turismo que virão da Europa estão lotados;, disse Castro.

Para o especialista, é neste momento, com a proximidade das Olimpíadas em 2016 e a vontade do turista estrangeiro de visitar o Brasil, que os comerciantes precisam focar no comércio eletrônico, o e-commerce. ;O legado está muito focado no turismo, entretenimento, na hotelaria e na área gourmet, de restaurantes. Então, ter um site legal em inglês, alemão e francês, falando sobre as riquezas locais, os passeios e a comida nordestina é importante porque é o que estão procurando. Quem vem consumindo é o público lá de fora e que está 100% plugado;, explicou Castro.

O Ecom Brasil é um evento de inclusão digital. A ideia dos organizadores é provocar o comerciante, o lojista, o pequeno empreendedor a usar a internet para ser conhecido no mundo físico. ;Mais de 60% dos comerciantes e lojistas não têm um site. Eles estão descobrindo as redes e mídias sociais e criando perfis, mas o perfil não é lido pelo Google, então é o conjunto que dá certo;, disse Castro.



Segundo ele, o Brasil está entre os cinco maiores países no comércio eletrônico. O setor cresceu quase 30% entre 2012 e 2013, alcançando R$ 28 bilhões. E a expectativa para este ano é replicar o resultado do ano passado.O consultor em tecnologia do Sebrae-DF, Luiz Fernando Cunha, disse que o Brasil tem 40 milhões de usuários na internet e que metade deles compra na web. ;Ainda existe uma certa resistência, mas ela tem sido quebrada na medida em que os processos são melhorados e as entregas feitas dentro do prazo;, disse.

Segundo Cunha, o processo de abertura de uma empresa eletrônica é parecido com o de uma empresa física, e o Sebrae presta consultoria para os interessados no e-commerce. ;As empresas estão vendo a importância de construir lojas virtuais, e o plano de negócios tem que ser voltado ao comércio eletrônico. Então exige um plano de marketing mais aprimorado e escolha de uma plataforma de e-commerce estável e segura;, explicou o consultor.