Simone Kafruni
postado em 26/09/2014 08:44
Preocupado com a possível paralisação nas obras da Usina Hidrelétrica Santo Antonio, o governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura, pediu ao governo federal uma solução urgente para o impasse da concessionária, que está descapitalizada para cumprir seus compromissos e pode entrar em colapso.Moura enviou ofício ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e ao diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, alertando que, se o desfecho dos pleitos da Santo Antonio Energia (SAE) na Justiça e no órgão regulador não for positivo, o impacto será desastroso para o estado.
;A paralisação da obra implica desemprego de cerca de 10 mil trabalhadores. Além disso, haverá diminuição da arrecadação tributária e suspensão de contratos com fornecedores locais, ou seja, um grave retrocesso no desenvolvimento do estado;, disse Moura.
A iminente paralisação das obras, a indefinição em relação às liminares que tratam do fator de indisponibilidade e da excludente de responsabilidade, suspensas pelo Superior Tribunal de Justiça, e a falta de decisão da Aneel agravam a situação.