Economia

Seca no Brasil pode causa déficit no fornecimento de café

O Brasil, primeiro produtor mundial do grão, está compensando a queda de produção com suas reservas

Agência France-Presse
postado em 26/09/2014 12:33
A seca no Brasil em 2014 poderá provocar um déficit no fornecimento de café no período 2015-2016, afirmou nesta sexta-feira (26/9) Robério Silva, diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC). Por ora, o Brasil, primeiro produtor mundial do grão, está compensando a queda de produção com suas reservas, mas se a demanda continuar crescendo poderá faltar café em dois anos.

"O número de sacas de café nas reservas brasileiras é bom para o equilíbrio do mercado, mas a grande incógnita é o que acontecerá no ano 2015/2016", explicou em coletiva de imprensa em Londres, ao término da reunião semestral do Conselho da OIC, que reúne os países produtores.



Em junho, as reservas do Brasil chegavam a 15 milhões de sacas. Mas a colheita para 2014-2015 será, segundo estimativas do governo brasileiro, de 45,14 milhões de sacas de 60 kg de café beneficiado (robusta e arábica), 8,2% a menos que no ano anterior, por causa da grave seca que foi registrada nos primeiros meses de 2014 em algumas regiões e das geadas que afetaram o estado do Paraná em 2013.

Neste contexto, a colheita brasileira de 2015/2016 será chave. Robério Silva não quis adiantar cifras, à espera do governo, mas Mauricio Galindo, diretor de operações da OIC, respondeu taxativamente "sim" quando indagado se um novo período de seca no Brasil seria um desastre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação