Economia

Dólar fecha no maior valor em seis anos e ultrapassa R$ 2,45

Índice Bovespa encerrou o pregão em queda de 4,5%, aos 54.625 pontos

postado em 29/09/2014 18:18
Depois de uma sessão turbulenta, o dólar fechou no maior valor em seis anos. O dólar comercial encerrou etsa segunda-feira (29/9) em alta de 1,65%, cotado a 2,4506. Durante o dia, a moeda norte-americana chegou a atingir R$ 2,47. Já a o índice Bovespa encerrou o pregão em queda de 4,5%, aos 54.625 pontos.

A alta do dólar é explicada pelo atual cenário eleitoral. Hoje, uma nova pesquisa divulgada pela CNT/MDA apontou para uma maior vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre os candidatos rivais na corrida presidencial. Segundo o levantamento, a presidente tem 40,4% das intenções de voto, enquanto Marina Silva (PSB) aparece em segundo lugar, com 25,2%. O candidato do PSDB, Aécio Neves, tem 19,8%. Em um provável segundo turno, a candidata petista teria nove pontos percentuais de dianteira em relação à candidata Marina Silva.



Mais cedo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, atribuiu a instabilidade no mercado financeiro ao quadro internacional. Segundo ele, nas últimas semanas tem havido volatilidade maior por causa da perspectiva de aumento da taxa de juros a partir de 2015 pelo Federal Reserve, Banco Central norte-americano, e de turbulências internas em vários países.

Ao comentar o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo, disse que a intensidade do repasse da variação da moeda norte-americana para a inflação é bem menor do que há dez anos. Para ele, o baixo crescimento da economia pode conter o efeito da alta do câmbio sobre os preços internos.


Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação