Economia

Luxemburgo emite pela primeira vez bônus islâmicos, os "sukuks"

Bônus tem a particularidade de não pagar juros, proibidos pela lei islâmica

postado em 30/09/2014 19:26
Luxemburgo - Luxemburgo emitiu pela primeira vez, nesta terça-feira (30/9), bônus islâmicos ("sukuks"), o que faz do país europeu o segundo, depois do Reino Unido, a realizar essa emissão fora do mundo muçulmano.

Este bônus tem a particularidade de não pagar juros, proibidos pela lei islâmica, e é remunerado com um sistema especial de dividendos.

[SAIBAMAIS]"Com uma operação deste tipo, Luxemburgo procura atrair as finanças islâmicas para a sua praça financeira", explicou à AFP Frédéric Gabizon, do HSBC França.



Em junho, o Reino Unido foi o primeiro país fora do mundo muçulmano a emitir "sukuks". O país já contava com mais de 20 bancos que ofereciam produtos financeiros islâmicos e há cinco anos os bônus islâmicos já eram negociados na bolsa de Londres por um valor de 34 bilhões de dólares.

Estiam-se que o setor financeiro islâmico totalize neste ano um volume de negócios de 1,3 trilhão de dólares em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação