Economia

Câmbio é o culpado pelo preço alto dos carros, diz presidente da Anfavea

Ao ser questionado sobre redução de preços para estimular consumo, afirmou que a razão do preço do automóvel ser tão alto no país é culpa do câmbio

postado em 07/10/2014 13:29
O presidente da Anfavea, Luiz Moan, em entrevista antes de entrar para uma rápida reunião no Ministério da Fazenda, disse que o mercado interno é o motor da economia brasileira e por isso deve-se estimular o consumo. Mas ao ser questionado sobre redução de preços para estimular consumo, afirmou que a razão do preço do automóvel ser tão alto no país é culpa do câmbio. "Em 2005 nós exportamos um milhão de veículos e tínhamos um câmbio de R$2,50.



Oito anos depois estamos com o mesmo câmbio enquanto os países competidores desvalorizaram as suas moedas. Precisamos fazer uma análise qualitativa além de uma análise quantitativa", se esquivou. O presidente da Anfavea também defendeu o setor ao dizer que está cumprindo o acordo de manutenção de empregos feito com o governo ao adotar os mecanismos de layout e férias coletivas.

Moan anunciou que a Anfavea está trabalhando para abrir novos mercados. "Estamos trabalhando especialmente, nesse momento, com a Colômbia e acredito que ainda em novembro possamos apresentar um acordo para os dois governos: brasileiro e colombiano", finalizou. A reunião no Ministério da Fazenda aconteceu um dia após o setor divulgar que a indústria automotiva acumula 16,8% de queda na produção no ano. Em comparação com o ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação