Economia

Ex-diretor do FMI Rodrigo Rato deixa o cargo no CaixaBank

Rato está está envolvido em um escândalo do Bankia, banco que presidiu até o seu resgate público em 2012

Agência France-Presse
postado em 07/10/2014 14:19

Rodrigo Rato, ex-diretor-geral do FMI

Barcelona - O ex-diretor-geral do FMI, Rodrigo Rato, se demitiu do cargo de conselheiro da imobiliária do grupo bancário espanhol CaixaBank, Servihabitat, informou nesta terça-feira (7/10) à AFP uma fonte próxima da empresa.

Apesar de a demissão do economista espanhol ter sido apresentada em agosto, ela não se tornou pública até esta terça-feira (7/10), alguns dias depois de Rato se ver envolvido em um escândalo do Bankia, banco que presidiu até o seu resgate público em 2012.

Desmentindo as informações divulgadas na imprensa espanhola, a mesma fonte disse à AFP que a renúncia de Rato não se deveu aos escândalos.



Ministro da Economia durante o governo do conservador José María Aznar (1996-2004), Rato é investigado judicialmente por sua gestão no Bankia, cuja nacionalização precipitou o resgate europeu ao setor bancário espanhol.

O economista aparece em uma lista divulgada pela justiça com 86 diretores do banco que teriam gastado 15,2 milhões de euros para usos pessoais com cartões de crédito corporativos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação