postado em 09/10/2014 17:23
Araquari (SC) ; Há quatro anos, a BMW vendia no Brasil cerca de 3 mil carros. Em 2014, venderá cerca de 18 mil unidades ; principalmente da série 3. Como um dos lemas da marca é ;a produção segue o mercado;, a empresa alemã acaba de produzir o primeiro carro no Brasil: o 328i, motor flex, branco, em Araquari, no norte de Santa Catarina. É a primeira fábrica do grupo alemão na América do Sul, na qual foram investidos 200 milhões de euros ; cerca de R$ 600 milhões. É a 30; unidade da marca do mundo, em 4 países em quatro continentes. A solenidade de apresentação do primeiro veículo foi realizada ontem, na presença de ministros do governo Dilma Rousseff, como os do Trabalho e Desenvolvimento e do governador reeleito do estado, Raimundo Colombo. Para ele, a ;confiança da BMW; mostra que o país não está em colapso
econômico. A planta de Araquari foi anunciada em 2012 e teve as obras iniciadas há 10 meses. Tem capacidade para produzir 32 mil veículos. A princípio, serão cinco modelos: quatro da BMW (serie 1, série 3, X1, X3) e um da Mini (o Countryman). No entanto, apesar de serem nacionais e de terem direito a participar dos benefícios do programa Inovar Auto, os carros deverão manter os principais praticados com os modelos importados.
Hoje, o 328i Sport custa R$ 204 mil. ;O investimento nas obras foi muito alto. Precisamos amortizar esse montante;, disse Martin Frisches, diretor de vendas da BMW. Serão gerados 1,3 mil empregos direto até meados do ano que vem. No momento, já estão efetivamente trabalhando 600 pessoas. Pelo menos 1,5 mil vagas indiretas já foram criadas. Boa parte da produção de acessórios e insumos sai das redondezas, como Joinville.
O jornalista viajou a convite da BMW Group do Brasil