Economia

FMI: Brasil precisa modernizar infraestrutura e fazer mudanças trabalhistas

O documento do FMI destaca que, como o Brasil, muitas nações precisam agir de forma mais decisiva para estimular a economia global, cuja recuperação ainda é frágil e desigual

postado em 10/10/2014 08:20
Washington ; O Brasil precisa aumentar os investimentos em infraestrutrura para eliminar os gargalos ao crescimento e promover reformas no mercado de trabalho para elevar a competitividade da economia. A recomendação foi feita ontem pela diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, ao divulgar a Agenda Global de Políticas, que reúne as diretrizes políticas da instituição para os 188 países-membros.

[SAIBAMAIS]O documento destaca que, como o Brasil, muitas nações precisam agir de forma mais decisiva para estimular a economia global, cuja recuperação ainda é frágil e desigual. Lagarde, que em seus últimos pronunciamentos tem enfatizado o risco de o mundo entrar em um período prolongado de baixo crescimento, cobrou ontem ações mais enérgicas dos países para reverter o quadro. ; Os governantes globais precisam levar reformas econômicas mais a sério, ou podem ver suas economias presas a um ciclo de crescimento medíocre, com alta dívida e desemprego;, disse ela.

A dirigente disse que, entre os emergentes, Brasil e Rússia estão em franca desaceleração e traçou um quadro preocupante sobre os países da Zona do Euro. Segundo ela, enquanto os Estados Unidos mostram um cenário mais favorável, a probabilidade de as economias europeias mergulharem em um novo período de contração está entre 35% e 40%.

A matéria completa para assinantes está aqui. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação