Economia

Número de pessoas sem trabalho cai para 4,9% da população ativa em setembro

Das desocupadas, 34% estão na faixa de 18 a 24 anos

postado em 24/10/2014 06:11
Apesar de os níveis de desemprego terem atingido patamares historicamente baixos no país, as estatísticas ainda revelam a penalização de setores mais vulneráveis e ilustram um mercado de trabalho repleto de conservadorismos. Dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, entre as pessoas que não possuem uma ocupação atualmente, 55,9% são mulheres. No Rio de Janeiro, esse valor chega a 60,9%. Os jovens, entre 18 e 24 anos, também são jogados para escanteio pelos empregadores: 34% dos desocupados estão nessa faixa etária.



[SAIBAMAIS]Conforme o levantamento, as taxas de desocupação ainda resistem à desaceleração da economia. O indicador de desemprego caiu em setembro para 4,9% da população economicamente ativa, o nível mais baixo desde o início da série histórica, em março de 2002. O número representa queda de 0,1% na comparação com o mês anterior e de 0,5% em relação a setembro do ano passado. O IBGE analisa o conjunto de seis regiões metropolitanas: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre.

A população ocupada atingiu, no mês passado, 23,1 milhões de pessoas, das quais 11,7 milhões com carteira assinada. Em relação a um ano antes, houve queda de 0,4%. Os desempregados totalizaram 1,18 milhão, mostrando estabilidade em relação a agosto, mas caiu 10,9% ante setembro de 2013. O rendimento real dos trabalhadores também não apresentou grande variação quando comparado ao mês anterior: foi de R$ 2.064,82 para R$ 2.067,10.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação