Economia

Brasil sobe três posições em ranking de melhores países para negócios

Levando-se em conta América Latina e Caribe, o levantamento concluiu que a Colômbia é a economia da região onde é mais fácil fazer negócios

postado em 29/10/2014 16:31
O Brasil subiu três posições e está em 120; lugar em um ranking de países com melhor ambiente para negócios, elaborado pelo Banco Mundial. Em primeiro lugar na lista de 189 países está Cingapura. Publicado anualmente, o documento mede a facilidade de fazer negócios em diferentes economias, com base na regulamentação envolvendo questões como acesso ao crédito, à energia elétrica, comércio exterior e processo de abertura de negócio.

Levando-se em conta América Latina e Caribe, o levantamento concluiu que a Colômbia é a economia da região onde é mais fácil fazer negócios. O país, que ficou em 34; lugar no ranking, implementou o maior número de reformas regulatórias desde 2005, totalizando 29. O Banco Mundial destaca, por exemplo, que entre 2013 e 2014 a Colômbia facilitou o acesso ao crédito por meio de nova lei para melhorar o sistema de transações seguras.

Além da Colômbia, estão na lista das cinco primeiras economias regionais em facilidade de negócios: Peru (35;), México (39;), Chile (41;) e Porto Rico (47;). Outro país da região com ambiente de negócios mais favorável que o brasileiro é o Equador (115;). No entanto, o Brasil está melhor do que Argentina (124;), Bolívia (157;) e Venezuela (182;). Fora da América Latina, o ambiente de negócios do Brasil também supera o da Índia (142;).

Este ano, pela primeira vez o Banco Mundial coletou dados para uma segunda cidade, no caso das 11 economias cuja população é superior a 100 milhões de habitantes. Foi o caso do Brasil, onde fizeram parte da pesquisa São Paulo e Rio de Janeiro.



Professor de modelo de negócios, no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), Ricardo Yogui avalia que a melhora de posição do Brasil no ranking foi ;leve;. ;Não foi um grande salto, em termos de posição. Talvez reflita resultados da economia, que nós tivemos nos últimos tempos. Tivemos investimentos na área de energia, petróleo. Isso acaba atraindo a atenção internacional;, comenta.

Yogui cita questões que ainda são entraves ao ambiente de negócios no país. ;A infraestrutura continua sendo o grande desafio, [assim como] a questão da burocracia. A gente tem que avançar um pouco mais;, diz. O Banco Mundial disponibilizou o relatório em seu site nessa terça-feira (28).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação